Falta de escovação enfraquece sistema imunológico

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja como problemas na higiene bucal podem afetar o seu sistema imunológico

O medo do dentista pode levar muitas pessoas a terem problemas de saúde, já que a higiene bucal é essencial para o bom funcionamento do corpo. Pesquisa desenvolvida pelo professor Ian Chapple, da universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que deixar de escovar os dentes por duas semanas já diminui a efetividade do sistema imunológico. Segundo informações do site DailyMail, os glóbulos brancos, que combatem bactérias no organismo, perderam efetividade com a falta de escovação

Segundo Chapple, os glóbulos brancos ficaram mais lentos no combate às bactérias que invadiam o organismo enfraquecendo o sistema imunológico.
— A inflamação na gengiva por causa da falta de escovação debilitou todo o sistema imunológico. As células estavam “perdidas”, não sabiam o que deveriam combater direito

Para o especialista, a inflamação fez com que os glóbulos não soubessem como atacar as bactérias, o que levaria, consequentemente, a outras inflamações em outros órgãos do corpo e inclusive o sistema circulatório

O especialista afirma que a limpeza bucal e a ligação com a saúde do corpo é negligenciada pelos médicos.
— Nós deveríamos educar a população sobre a importância da escovação e do bom cuidado com os dentes e gengiva, porque muitos não fazem ideia de que o corpo fica debilitado se houver problemas na boca

Em relação á educação, Chapple acredita que instruir corretamente as crianças sobre a escovação é essencial.
— É preciso estar junto das crianças nas primeiras escovações, para que eles aprendam corretamente. Se deixarmos os pequenos sozinhos, eles vão escovar os dentes o mais rápido possível para voltar a brincar ou a jogar videogame, sem ter a consciência de como isso pode prejudicar a saúde no futuro.

O açúcar é um dos principais problemas para a higiene bucal, mas Chapple não é radical quando se trata do consumo de doces. Para ele, é possível ingerir doces após a refeição, o problema está em continuar consumindo açúcar durante o dia, com bolachas, chicletes e outros produtos.
— Na nossa pesquisa, as pessoas que comiam doces entre as refeições mostraram estar com a boca muito mais ácida do que os que consumiram seus doces somente logo após as refeições.

O professor ressalta que é possível cuidar da saúde bucal sem gastar fortunas. Para ele, o marketing de escovas elétricas não é o ideal para a higiene.
— Uma escova barata tem a mesma função que qualquer outra super escova. O que importa é a qualidade da escovação, não a escova em si.

Além da limpeza, Chapple critica a utilização de produtos para o branqueamento dos dentes. Para ele, a mudança prometida não ocorre na realidade.
— Muitas pessoas sonham em ter os dentes brancos como os de propagandas da televisão, mas a diferença da utilização dos produtos não é significativa pelo preço que os produtos custam. A cor do dente se mantém praticamente a mesma

O professor afirma que os produtos não são tão eficazes porque a Comissão Europeia de Saúde impôs um limite para a quantidade do produto branqueador, porque isso pode afetar o esmalte do dente.

Garanta sorrisos saudáveis ao contratar online o Plano Odontológico Amil Dental. Cobertura abrangente, inclusive para aparelhos. Escolha Amil Dental e cuide da sua saúde bucal com tranquilidade.