Alveoloplastia é um procedimento cirúrgico que possibilita a correção plástica do processo alveolar, objetivando uniformizar o tecido ósseo remanescente, permitindo melhor adaptação protética necessária após as exodontias.
Extração de dente e os maxilares
Por que alguém precisaria desse procedimento? Quando um dente é extraído, o alvéolo (orifício onde o dente estava alojado) leva várias semanas para cicatrizar. Entretanto, uma vez cicatrizada, a área pode não estar preparada para uma o dente protético, como uma prótese, ponte ou implante. A área cicatrizada é chamada de rebordo alveolar desdentado e pode ser irregular ou apresentar saliências, o que não permitirá o encaixe adequado do dente protético. O remodelamento do osso prepara a boca para a colocação bem-sucedida do novo dente artificial.
Quando uma alveoloplastia é realizada?
O procedimento pode ser realizado no momento da extração do dente ou depois que o local estiver completamente cicatrizado. Ao preparar um paciente para a extração de dentes, o dentista avalia a arcada dentária para decidir se ela precisará ser restaurada. Ele também determinará se será necessário consultar um especialista.
De acordo com uma revisão publicada na Drug Invention Today, os dentistas geralmente realizam esse procedimento no momento da extração do dente, para remodelar o osso de forma a facilitar a cicatrização. Alternativamente, o procedimento pode ser realizado após a cicatrização do local, mas antes que o dente artificial seja colocado, para garantir que o formato do osso possa alojar o novo dente.
Etapas do procedimento
Em ambos os cenários — durante a extração do dente ou após a cicatrização — o paciente estará sob anestesia local durante todo o procedimento. Isso garantirá que o paciente não sinta dor. O dentista fará uma incisão na margem gengival para expor o osso maxilar subjacente. Com um cinzel ou uma broca em um perfurador manual, o dentista modelará o osso da forma desejada. O tecido gengival será fechado com pontos para permitir a cicatrização adequada.
O dentista fornecerá instruções específicas sobre como cuidar da boca após a cirurgia, por exemplo, comer alimentos pastosos. O período de cicatrização levará várias semanas. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, o tempo médio desde a alveoloplastia até a colocação do dente artificial é de 23 dias quando a cirurgia é realizada junto com a extração do dente. Se o procedimento for realizado separadamente, o tempo entre a cirurgia e a substituição do dente pode ser de aproximadamente 65 dias.
Preparado para substituição do dente
A alveoloplastia é um procedimento bastante comum, que tem o objetivo de evitar complicações na reposição de um dente. Assim que o osso estiver regular, a boca estará pronta para uma prótese fixa, como um implante dentário. O dentista saberá identificar se você pode se beneficiar dessa cirurgia e indicar quando ela deve ser realizada. A orientação desse profissional visa melhorar sua saúde bucal e ajudar você a conquistar o sorriso ideal.
A alveoloplastia intrasseptal, também chamada de Técnica de Dean, é uma técnica cirúrgica utilizada na correção dos rebordos alveolares na qual envolve a remoção do osso intrasseptal e o reposicionamento do osso cortical vestibular. Esta técnica é utilizada em áreas nas quais o rebordo é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém apresenta uma depressão no fundo de vestíbulo, devido à configuração do rebordo ósseo. Este trabalho consiste no relato de caso clínico no qual a alveoloplastia pela técnica de Dean foi utilizada na resolução da condição clínica de uma paciente do sexo feminino, que ao exame clínico observou-se a presença de incisivos superiores vestibularizados, grande trespasse horizontal, falta de selamento labial, perfil facial convexo e uma perda óssea visível. O plano de tratamento estabelecido foi a confecção de prótese parcial removível provisória instalada imediatamente após a realização da Alveoloplastia intrasseptal. O resultado obtido foi satisfatório, permitindo uma harmonia estética facial e o selamento labial antes inexistente, o que aumentou a autoestima da paciente, permitindo que o tratamento reabilitador definitivo possa ser realizado com mais tranquilidade.