O que é pulpite? Informações e tratamento

Share on linkedin

Pulpite é a inflamação da polpa dentária, um tecido vascularizado e inervado que se encontra no interior dos dentes e é revestido por tecidos mineralizados como a dentina e o cemento.

Causas da pulpite

A doença pode ter algumas causas, mas a mais comum é a cárie dentária que se aproxima a polpa dentária ou que contamina a mesma causando dor. Alguns traumas dentários como pancadas ou fraturas dentárias podem causar pulpite e consequentemente necrose pulpar.

Sintomas da pulpite

O individuo com pulpite geralmente sente dor com bebidas ou alimentos quentes e/ou frios, e ao mastigar alimentos mais duros.

Diagnóstico

Para diagnosticar a pulpite existem os testes de vitalidade pulpar. Normalmente feito com um estímulo frio. A estimulação pode ser feita também com calor, corrente elétrica e ou pequenas pancadas. A dor pode durar alguns segundos, alguns minutos ou o dente pode não responder, determinando o diagnóstico.

• Pulpites sintomáticas

Pulpite reversível – A dor é latejante e começa quando há um estímulo. Esta dor cessa após a retirada do estímulo.
Pulpite irreversível – A dor é intermitente e começa sem estímulo, aumentando à noite ao deitar-se. A dor não cessa com analgésico, sendo somente aliviada por este.
Pulpite em fase de transição – Está entre as fases reversível e irreversível, podendo ter características clínicas das duas situações.

• Pulpites assintomáticas

Pulpite ulcerativa – O tecido pulpar está em contato com a cavidade oral e forma-se uma úlcera.
Pulpite crônica hiperplásica – Ocorre em crianças e jovens com exposição pulpar extensa. Uma irritação mecânica e presença bacteriana geram a produção de um tecido de granulação que aflora a cavidade pulpar e geralmente são assintomática.

O tratamento pode ser uma restauração ou até mesmo um tratamento de canal.
O ideal é sempre procurar um cirurgião dentista capacitado a diagnosticar e resolver a doença.

Escolher o Plano Odontológico Amil Dental não é apenas investir na saúde do seu sorriso, mas também é uma estratégia inteligente para cuidar do seu bolso. Economia e cuidado de qualidade andam de mãos dadas, e a Amil Dental está aqui para fazer com que cada sorriso seja uma expressão de saúde e felicidade, sem deixar de lado a importância da economia inteligente.

Contrate agora e descubra como sorrir pode ser a melhor forma de economizar!

Sua saúde bucal merece atenção sem prejudicar seu bolso, e o Plano Odontológico Amil Dental é a chave para garantir um sorriso saudável sem comprometer suas finanças.