O que é pulpite? Informações e tratamento

panel-plans-posts_01

Pulpite é a inflamação da polpa dentária, um tecido vascularizado e inervado que se encontra no interior dos dentes e é revestido por tecidos mineralizados como a dentina e o cemento.

Causa

A pulpite pode ter algumas causas, mas a mais comum é a cárie dentária que se aproxima a polpa dentária ou que contamina a mesma causando dor. Alguns traumas dentários como pancadas ou fraturas dentárias podem causar pulpite e consequentemente necrose pulpar.

Sintomas

O individuo com pulpite geralmente sente dor com bebidas ou alimentos quentes e/ou frios, e ao mastigar alimentos mais duros.

Diagnóstico

Para diagnosticar a pulpite existem os testes de vitalidade pulpar. Normalmente feito com um estímulo frio. A estimulação pode ser feita também com calor, corrente elétrica e ou pequenas pancadas. A dor pode durar alguns segundos, alguns minutos ou o dente pode não responder, determinando o diagnóstico.

Tipos

  • Pulpites sintomáticas

Pulpite reversível – A dor é latejante e começa quando há um estímulo. Esta dor cessa após a retirada do estímulo.
Pulpite irreversível – A dor é intermitente e começa sem estímulo, aumentando à noite ao deitar-se. A dor não cessa com analgésico, sendo somente aliviada por este.
Pulpite em fase de transição – Está entre as fases reversível e irreversível, podendo ter características clínicas das duas situações.

  • Pulpites assintomáticas

Pulpite ulcerativa – O tecido pulpar está em contato com a cavidade oral e forma-se uma úlcera.
Pulpite crônica hiperplásica – Ocorre em crianças e jovens com exposição pulpar extensa. Uma irritação mecânica e presença bacteriana geram a produção de um tecido de granulação que aflora a cavidade pulpar e geralmente são assintomática.

Tratamento

O tratamento pode ser uma restauração ou até mesmo um tratamento de canal. 
O ideal é sempre procurar um cirurgião dentista capacitado a diagnosticar e resolver a pulpite.

panel-plans-posts_02

[sg_popup id=5]