Nhac! Saiba o que cada dente faz durante a mastigação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
panel-plans-posts_01

Descubra o que cada dente faz durante a mastigação

Um adulto com uma dentição permanente completa (com os sisos) costuma ter na boca 32 dentes.

Já as crianças (contando com todos os dentes de leite), normalmente, têm 20. Cada um deles tem um formato e uma função específica, e a falta de um pode comprometer práticas fundamentais, como a respiração e a mastigação.

Mas, afinal, você sabe para que serve cada um dos seus dentes?

Antes de responder a essa pergunta é importante saber o nome dos dentes. Numa boca adulta são 2 incisivos centrais, 2 incisivos laterais, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares, isso em cada arco dentário (superior e inferior).

Os terceiros molares (os sisos) podem ou não fazer parte do conjunto de dentes da boca. No adulto é relativamente comum que 1, 2, 3 ou até os 4 sisos não se formem, por exemplo. Já nas crianças, não há pré-molares nem terceiros molares, que são dentes apenas permanentes (nascem entre os 17 e 20 anos).

Os incisivos
Os incisivos são os oito dentes da frente (quatro em cima e quatro embaixo), ou seja, os mais visíveis. Por causa de sua localização na boca são os primeiros a entrarem em contato com os alimentos. São dentes especializados em apreender a comida e cortá-la. Seu formato é quadrangular, achatado e possuem a extremidade em forma de lâmina, própria para que possam exercer sua função.

Os caninos
Os caninos vêm logo após os incisivos (dois em cima e dois embaixo, um de cada lado) e têm um formato pontiagudo, se assemelhando a uma lança. Não à toa, eles são os dentes mais fortes da boca. Por isso, sua especialidade é perfurar e rasgar os alimentos.

Os molares e pré-molares
Os pré-molares e os molares são dentes mais redondos e achatados responsáveis por triturar e moer os alimentos já na fase final da mastigação. É nesse momento que a comida começa a ser preparada (em pequenos pedaços) para ser engolida.

Localizados depois dos caninos, no fundo da boca, eles se dispõem da seguinte quantidade. Temos dois primeiros pré-molares e dois segundos pré-molares em cada arco, sendo oito no total. Já os molares podem ser 12, dois primeiros, dois segundos e dois terceiros (no caso de quem tem os sisos) em cada arco.

Vítimas da cárie 

Quando a assunto são as cáries, existem dois grupos de dente mais propícios a ela, os molares e os pré-molares. Eles são dentes que possuem muitos sulcos (parte mais funda na superfície do dente, chamada também de labirinto) que, se não forem bem higienizados, podem acumular resíduos alimentares mais facilmente.

Também é muito comum a formação de cárie entre os dentes, quaisquer deles. Por isso é essencial não apenas escovar, mas usar o fio dental corretamente e a cada escovação dentária.

panel-plans-posts_02

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.