BRUXISMO

Definição

O bruxismo é uma condição muito mais comum do que a gente pensa e é caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar muito os dentes.

Sinais e Sintomas

Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de bruxismo:

  • Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
  • Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
  • Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
  • Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;
  • Dor por um período prolongado nos músculos da face;
  • Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
  • Dor de cabeça; e
  • Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.


O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como saber se tenho bruxismo?
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Tipos de placas para bruxismo.

 

• Placa miorrelaxante para bruxismo em acrílico. (placa oclusal estabilizadora rígida)

 

São poucas as variações técnicas na confecção de placas para bruxismo. A mais comum é a placa oclusal miorrelaxante em acrílico, com superfícies externas lisas. Além de proteger os dentes, essas placas diminuem a retração mandibular pelo afastamento dos dente e são mais eficientes na desprogramação da ação neuro-muscular característica do bruxismo quando comparadas com as placas cujas superfícies de contato promovem algum tipo de encaixe entre as arcadas.

 

indicações: bruxismo cêntrico ou excêntrico, com ou sem desgastes dentários; episódios esporádicos de dor; tratamento da disfunção temporo-mandibular sem episódios de dor

placa-para-bruxismo-acrílica-não-lisaPlaca para Bruxismo. Superfícies de contato lisa podem não permitir a livre movimentação da mandíbula.

 

 

• placas para bruxismo macias (silicone)

 

O bruxismo não deve ser confundido com as disfunções na ATM (articulação temporo-mandibular). Os sintomas da ATM, como as dores musculares à palpação, a limitação dos movimentos de abertura e fechamento da boca e as dores faciais estão normalmente presentes nesse distúrbio.

 

O bruxismo é um risco potencial para o surgimento das disfunções da ATM, principalmente quando associado ao estresse psicológico. É possível a um indivíduo estar com distúrbio na ATM porém sem sinais da existência de bruxismo, e também é possível ser um bruxômano mas não possuir disfunções na ATM.

 

indicações: As placas macias são indicadas para a diminuição dos sintomas da ATM, mas não devem ser utilizadas nos pacientes bruxômanos sem a presença da disfunção de ATM. Essas placas, por serem macias, provocam o aumento de força dos músculos envolvidos na mastigação.

 

Se por um lado esse aumento de força ajuda a minimizar os sintomas da disfunção da ATM, por outro aumenta a capacidade do indivíduo de apertar ou ranger exatamente pelo mesmo aumento da força muscular.

 

 

 

Tempo de tratamento com placa para bruxismo.

 

O tempo médio de confecção da placa, produzida após as moldagens das arcadas pelo dentista, é de uma semana. Após a instalação e ajuste da placa, o paciente necessita de, ao menos, duas consultas de retorno em sete e quatorze dias. Após esse período de observações o dentista planeja o intervalo entre as consultas de retorno, que podem ser mensais ou realizadas a cada seis meses. Vários fatores analisados pelo dentista vão determinar esse intervalo.

 

placa para bruxismo torna-se um amigo inseparável do paciente bruxômano. Muitos pacientes usam o dispositivos por décadas, e uma boa parte desses pacientes tem relatos muito positivos do uso diário do dispositivo. Alguns pacientes possuem até mesmo mais de uma placa para bruxismo como prevenção para situações de perda de uma das placas.

 

O uso diário da placa para bruxismo é recomendável para todos os casos de bruxismo, do leve ao severo. Alguns pacientes, entretanto, só desenvolvem movimentações mandibulares que causam danos aos dentes ou estruturas articulares episodicamente – durante surtos de bruxismo, que podem acontecer todos os meses ou apenas durante alguns dias ao longo de um ano. O problema é que essas placas, quando descontinuadas no seu uso, não adaptam-se mais aos dentes – já que os dentes possuem um dinâmica de movimentação que lhes conferem sutis alterações de posições ao longo do tempo, suficientes para dificultar o encaixe da placa para bruxismo aos dentes. O ideal é utilizar diariamente a placa .

O plano Dental Win Protese cobre a placa Miorrelaxante para bruxismo, veja: